Entrar
Clique aqui para entrar

A nova bandeira da Semana Rainbow da UFJF! - Zine Cultural

Blog

A nova bandeira da Semana Rainbow da UFJF!

Por: Tainá Voltas

Agosto é tradicionalmente o mês da diversidade em Juiz de Fora! Desde a década de 70, a cidade abriga uma das principais resistências culturais da comunidade LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais e intersexuais), o Miss Brasil Gay - concurso nacional nascido e realizado na região desde então.

Com passar dos anos, outras expressões artísticas e eventos foram incorporadas ao calendário juiz-forano neste período, a fim de dar visibilidade e enriquecer a discussão sobre os direitos acerca da orientação sexual, sobre gênero, identidades, direitos humanos e inclusão social de todos e todas. 

É o caso da tradicional Rianbow Fest, que chegou à sua 22ª edição em 2019, e a Semana Rainbow que vai para a sua quarta realização neste ano (2020).  O perfil oficial da última iniciativa fez um post que chamou bastante atenção. Confira abaixo ao decorrer da leitura. 

 


A Semana Rainbow é responsável por diversas ações inclusivas, como a da foto acima realizada em sua última edição, em 2019. Trata-se de uma das faixas de pedestres da Universidade Federal de Juiz de Fora pintada com as cores da bandeira que representam os LGBTQI+. (Foto: Divulgação) 

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora assume importante papel na luta contra o preconceito e desinformação sobre a comunidade LGBTQI+ ao assinar o evento Semana Rainbow, por meio das suas diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, a Pró-reitoria de Cultura, e seus diversos cursos. Tradicionalmente, a programação deste projeto envolve palestras, mostras, artes, rodas de conversas, entre outras atividades, que fomentam e dão visibilidade à comunidade. Em 2020 a sua realização era um pouco incerta devido à quarentena e às medidas para barrar o contágio do #Coronavírus. Entretanto, por meio de um post bastante icônico, no dia 08/06, o perfil oficial da Semana deixou claro que algo vem aí. 

 

 

 

Por meio do post, além de gerar expectativa sobre a sua realização, o evento também mostrou a decisão pelo uso de uma nova simbologia para a iniciativa. A bandeira rainbow é o símbolo do movimento LGBQTI+ e foi usada no primeiro post do perfil @semanarainbowufjf com o objetivo de promover o engajamento e reforçar a importância e o ineditismo do primeiro festival de arte, educação e cultura LGBTQI+ da cidade e região. Antes, a bandeira com seis faixas horizontais coloridas era a utilizada. Veja abaixo como ficou: 

 


Antes (Imagem: retirada da Internet) 

 


Depois (Imagem: Divulgação) 

 

O porquê da nova bandeira

 

Segundo o site Quasar Digital, o designer gráfico de Portland, Daniel Quasar, adicionou cinco divisas à tradicional bandeira do arco-íris em 2018. O Objetivo dessa reformulação era tornar o símbolo mais inclusivo e elevar seu design. Em suas palavras: "As faixas da bandeira trans e as faixas da comunidade marginalizada foram
deslocadas para o diferencial da bandeira e receberam uma nova forma de seta. A seta aponta
para a direita para mostrar o movimento para a frente, enquanto estar ao longo da borda esquerda mostra que o progresso ainda precisa para ser feito."

Antecedentes:

•LGBTQ 6 faixas coloridas em tamanho real que representam vida (vermelho), cura (laranja), luz solar (amarelo), natureza (verde), harmonia/paz (azul) e espírito (roxo/violeta)

Grua:

•5 faixas de tamanho médio representando indivíduos trans e não binários (azul claro, rosa claro, branco), comunidades marginalizadas de POC (marrom, preto), bem como aqueles que vivem com AIDS e com o estigma e preconceito ao seu redor, além daqueles que foram perdidos para a doença (preto)

 

 

Muito bacana a mudança, né? A data do evento e outros detalhes ainda não foram divulgados pela organização. O Zine Cultural ficará atento a qualquer outra movimentação do perfil e atualizará esse conteúdo. Enquanto isso, que tal seguir o projeto e acompanhar alguns outros temas 👇

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade