Entrar
Clique aqui para entrar

Onde fazer trabalho voluntário em Juiz de Fora - Zine Cultural

Blog

Onde fazer trabalho voluntário em Juiz de Fora

Por: Tainá Voltas

O #EspecialZine da semana apresenta uma cartilha com algumas dicas e opções sobre trabalhos voluntários em Juiz de Fora. Se você sempre quis participar de alguma iniciativa desse tipo e não sabia por onde começar, eis aqui a nossa ajuda! Vamos? 

 

 

1) Amargen


🔊 Sobre: voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, o objetivo é auxiliar jovens a desenvolverem capacidades e potencialidades, despertar e incentivar dons, assim como habilidades emocionais e comportamentais. A atuação se dá por meio de atividades educativas, culturais e esportivas. Alguns dos projetos do Amargen são: acompanhamento escolar, odontológico e médico; oficinas preparatórias de skate, desenho, estamparia, fotografia, hip hop; jiu-jitsu, futebol clube e eventos colaborativos.


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: aberto a qualquer tipo de contribuição, desde que o voluntário já se apresente com o que pode oferecer para acrescentar na vida das crianças e dos adolescentes, ou que tenham uma ideia para ser conversada. Algumas das opções já existentes são:

• Profissionais: principalmente nas áreas da saúde e educação que possam prestar serviços básicos de forma gratuita;

• Oficinas capacitadoras para adolescentes: qualquer pessoa ou empresa que puder dispor de tempo para ensinar algo produtivo para meninos e meninas. Pode ocorrer tanto semanalmente quanto em um período predeterminado;

• Voluntariado fixo: em artes, esporte, cultura, dança, música, entre outros. Essas atividades, de preferência, devem ter uma continuidade. Os dias e horários são flexíveis e podem ser combinados com antecedência.


📝 Como se inscrever: 

Preencha o formulário no site;
• Envie um e-mail para: contato@projetoamargen.com.br
Faça contato via telefone:
Lívia: (32)99130-0969 
☎ Eduarda: (32)99199-0998 - Eduarda
☎ Raphael: (32)99973-2253


📱  Redes sociais: Site | Facebook | Instagram | Youtube

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: conheça o projeto Armagen

 

2) Anjos da Rua


🔊 Sobre: o projeto atua com a distribuição de alimentos, roupas, calçados, entre outros, para pessoas em situação de rua em Juiz de Fora, asilos, creches e em bairros. O objetivo é minimizar o sofrimento de pessoas com compromisso, dedicação e, principalmente, afeto e respeito às diferenças individuais. 


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa:

• Semanalmente: todas as segundas-feiras, o projeto necessita de voluntários - para cozinhar durante o dia e entregar 150 marmitex para pessoas em situação de rua durante a noite. A partir das 13h é iniciada a preparação na cozinha da Igreja São José, na Avenida 7. Todavia o projeto não é vinculado a nenhuma religião, pessoas de qualquer crença são bem-vindas. A distribuição é feita de 18h30 às 21h30, com um roteiro prévio. Há uma grande necessidade de voluntários com carro.

• Visitação de asilo:
visita fixa a cada dois meses;

• Varal solidário: eventos para doação de roupas, calçados, entre outros itens. Ocorre de três em três meses em bairros da cidade (pré-definidos) e, no mês de outubro, nas escolas em comemoração ao Dia das Crianças.

• Voluntários de doação: roupas, calçados, ingredientes para preparação dos marmitex, entre outros, podem ser doados por qualquer pessoa - eles são buscados na sua casa ou outro local por Lúcia. Além disso, um dos meios utilizados são as redes sociais - você pode usar as suas para arrecadar doações e ajudar a espalhar essa mensagem. 
 

📝 Como se inscrever: 

Lúcia Moreira: (32) 9111-1437
• Contato pelo Instagram e Facebook

   

📱  Redes sociais: Facebook | Instagram

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Projeto Anjos da Rua em atuação no centro da cidade (Foto: divulgação)

 

3) Bem Laranja

  
🔊Sobre: o projeto Bem Laranja, criado pela VIVA Eventos, visa apoiar outras instituições, fortalecer projetos, fazer parcerias com fundações e ONGs e assim, promover o bem - seja internamente com seus colaboradores ou extrapolando as barreiras da empresa, causando impacto social. Qualquer pessoa pode se voluntariar para os projetos, ações e eventos propostos. 


👉Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: o voluntariado funciona de forma esporádica, de acordo com as demandas. Por meio de inscrição, serão recebidas informações sobre as ações efetuadas, com participação espontânea. Algumas das iniciativas são: campanhas e doações de sangue, livros, alimentos e materiais didáticos; apoio e visitas a instituições como abrigos de idosos, animais e sociedades sustentáveis; eventos sociais sem fins lucrativos e ações de inclusão social, racial e de gênero.


📝 Como se inscrever:

• Faça seu cadastro pelo site para receber as novidades;
• Entre em contato com o Bem Laranja via Instagram
 

📱  Redes sociais: Instagram

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: projeto Bem Laranja em doação de materiais didáticos (Foto: divulgação)

 

4) Dia de Magia


🔊Sobre: a missão é proporcionar para crianças, idosos, adultos e pessoas desprovidas de oportunidades, momentos de felicidade. Por meio de ações e inúmeras  atividades, o projeto atua em lares assistenciais infantis, orfanatos, hospitais, creches comunitárias, lares de idosos, além de assistir moradores de rua.  

 👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: 

• Ações infantis:  os integrantes levam a ludicidade dos contos de fadas e dos super-heróis para crianças ao se fantasiarem de princesas e super-heróis. É apresentado um mini teatro interativo e educativo, além de pinturinhas de corpo com tinta lavável, contação de histórias, salãozinho de beleza para meninas e meninos, escultura de balões, artesanato, recreação com brincadeiras e discoteca, bazar, livraria e cabine de fotos. 

• Hospitais infantis: ações desenvolvidas de acordo com a condição das crianças visitadas, como entrega de lembrancinhas e bate-papo entre princesas, super-heróis e crianças. Quando há espaço de convivência na ala pediátrica é possível realizar ações diferenciadas;

• Lares de idosos: grupos de conversa e atividades recreativas com o perfil da idade a ser atendida; leitura dinâmica, dança, salão de beleza, bingo, artesanato entre outras; 

• Moradores de rua: o objetivo é resgatar a autoestima dos moradores, com trabalhos como corte de cabelo, realizações de pequenos exames, salão de beleza, almoço completo, bazar de roupas, recreação e música;

• Hospitais: levar músicas e mensagens de incentivo para que o paciente se sinta melhor e mais motivado a se tratar.


📝 Como se inscrever: para se voluntariar ou esclarecer dúvidas sobre o projeto "Dia de Magia", entre em contato por um dos seguintes meios:


☎  Carol Dangelo: (32) 988444623
Preencha o formulário no site
• Entre em contato pela página no Facebook


📱  Redes sociais: Site | Facebook | Instagram

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: a missão do Dia de Magia é levar felicidade para as pessoas!

 

5) Doutores do Amor


🔊 Sobre: Com mais de 20 anos, a Associação Doutores do Amor tem o objetivo de levar a felicidade a pessoas em vulnerabilidade social, por meio de brincadeiras lúdicas, apresentações teatrais e bate papo. O projeto conta com a participação de 50 voluntários que atendem, cerca de 16 instituições, de segunda a sábado, entre eles o hospital Ascomcer, Monte Sinai, Doutor João Penido, Santa Casa, Ana Nery, Instituto São Camilo e muito mias. Além disso, em média, 5 mil leitos são visitados por mês.


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: A Associação Doutores da Alegria recebe pessoas que desejam levar à felicidade as instituições e voluntários para trabalhar no Brechó, onde sai parte da verba que sustenta o projeto. Neste momento a organização passa por dificuldades financeiras e necessita da ajuda da população para se manter, eles aceitam qualquer tipo de doação, no telefone (32) 99967-5832.

* O Brechó Doutores do Amor funciona de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h, na Av. Dr. Paulo Japiassú Coelho, 690 - Cascatinha. 


📝 Como se inscrever: As inscrições podem ser feitas no site http://doutoresdoamor.com.br ou pelo telefone (32) 99967-5832.


📱  Redes sociais: Site | Facebook | Instagram

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Doutores do Amor em ações nos hospitais, institutos e associações da cidade! Foto: Divulgação

 

6) Grupo Dom


🔊Sobre: O Grupo Dom surgiu com a ideia de manter e desenvolver atividades benéficas de assistência social, educacionais, ambientais e culturais para a população. A organização é sem fins lucrativos e promove entretenimento, lazer e utilidade pública aos assistidos pelo projeto. Os movimentos vão desde a dança, capoeira, poesia, música, até a doações de materiais escolares. 


👉Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: Normalmente, o grupo precisa de voluntários para eventos sazonais que o projeto produz, sempre com o objetivo de na inserção da própria comunidade assistida. O Grupo Dom está aberta a toda ajuda, para isso entre em contato.


📝 Como se inscrever: pelo telefone (32) 99164-9048, e-mail grupodomjf@gmail.com ou pelo Facebook.


📱  Redes sociais: Instagram | Facebook

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: o Grupo Dom mantém e desenvolve atividades benéficas de assistência social! | Foto: divulgação

 

7) Instituto Aviva


🔊 Sobre: O Instituto Aviva é uma organização sem fins lucrativos e desde 2011,  promove a inclusão social de crianças com deficiência, de 5 a 14 anos , por meio de ações que resultam em um trabalho de cunho intelectual, físico e sensorial. O objetivo deste trabalho é gerar participação e desenvolvimento de condições de igualdade, além da autonomia pessoal. Liderado e idealizado por Ana Paula Carvalho e Ana Clara Lélis, a instituição investe em ações que vão além da promoção de atividades adaptadas, como o apoio ao lançamento do livro "Ser diferente é legal" e projetos legados a temas de pessoas com deficiência (PCD).


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: As atividades ocorrem todos os sábados, de 15h às 17h, no Colégio Jesuítas. Para realiza-las são necessários pessoas para monitorar e dar suporte as crianças durante as atividades propostas. Além disso, o Aviva conta com outro tipo de voluntário, aqueles responsáveis por zelar pelo funcionamento do instituto, dando apoio nas comissões de trabalho, por exemplo, pessoas encarregadas de cuidarem dos eventos, postagens nas redes sociais e entre outras atividades.


📝 Como se inscrever: CLIQUE AQUI e se inscreva 


📱  Redes sociais: Site | Facebook | Instagram

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Instituto Aviva em sua tradicional festa junina!

 

8) Instituto Bruno


🔊 Sobre: Fundado em 2000, o Instituto Bruno é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativo, registrado como Utilidade Pública Estadual, Municipal entre outros. O projeto tem por objetivo atender e dar assistência a pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências, com cursos de braile, libras e muito mais . O instituto é o primeiro centro de reabilitação integrada de Minas Gerais e o único da Zona da Mata Mineira que presta atendimento totalmente gratuito em diversas áreas, por isso, tamanha a necessidade da colaboração da sociedade.


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: O instituto precisa de pessoas para trabalhar no atendimento, no setor de cestas básica, serviços gerais, que saibam artesanato ou possam contribuir com outros conhecimentos e motorista que tenham carro para a locomoção dos assistidos. 

📝 Como se inscrever: 

• Voluntário: Se inscreva  pelo telefone (32) 2102-4300 ou pelo site http://www.institutobruno.org.br/.

Doações: O Instituto Bruno aceita doações em dinheiro ou de outros objetos, além de alimentação. A sua colaboração pode ser online em débito automático na Conta da Cemig. Para isso você precisa preencher o formulário (AQUI), e entregar na sede do instituto ou na Agência da Cesama! Caso queira doar outros itens CLIQUE AQUI.


📱  Redes sociais: Site | Facebook | Instagram

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: na festa junina do Instituto Bruno! | Foto: divulgação

 

9) Médicos do Barulho


🔊 Sobre: com o lema "levar alegria a quem precisa" a Associação dos Médicos do Barulho existe há 22 anos, tendo como fundador Amaury Mendes. É uma ONG sem fins lucrativos que investe no humor como forma de potencializar os tratamentos hospitalares de crianças, idosos, jovens e adultos. 
 

👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: no Médicos do Barulho as visitas são feitas na Santa Casa, Instituto Oncológico, Hospital Universitário Unidade Santa Catarina (crianças), Dom Bosco (hemodiálise); residências terapêuticas, residências de idosos e/ou crianças sob demanda. Uma programação mensal é liberada via WPP para os participantes do projeto, que podem escolher em qual das atividades irá comparecer. 
 

📝 Como se inscrever: Não há nenhum tipo de seleção específica para o Médicos do barulho, mas é preciso ter disponibilidade de tempo, comprometimento com a proposta e projeto, além de ser participativo. É indicado para idades a partir dos 16 anos (com autorização dos pais).

Para se inscrever, você deve entrar em contato com o número de WPP: (32) 99832-1203.
• No dia 21/03 será realizado o primeiro encontro do ano dos novos voluntários do Médicos do barulho, caso você deseje participar da iniciativa, é indicado que o contato para inscrição seja feito antes dessa data. 
 

📱 Redes sociais: Facebook | Instagram 

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Amauty Mendes na primeira foto e nas demais, os Médicos do Barulho em atuação na Santa Casa de Juiz de Fora. 

 

10) Engenheiros Sem Fronteiras


🔊 Sobre: o Engenheiros Sem Fronteiras é um projeto com diversos núcleos por todo o Brasil e pelo mundo. Foi criado na França na década de 80 e em Juiz de Fora atua desde 2015. Reúne estudantes de arquitetura e engenharia (da UFJF e faculdades privadas) para a produção de projetos técnicos nesta área, para famílias carentes, instituições/escolas públicas, ou demandas que chegam via redes sociais. Além de grandes ações, como reformas de ambientes, os integrantes também fazem ações pontuais, como arredação de mantimentos. 

👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: não há projetos fixos. As ações variam desde arrecadação de alimentos, revitalização de espaços públicos, criação de feira de profissões, palestras para conscientização de educação ambiental, entre outros.

📝 Como se inscrever: 
• Membros fixos: para os membros fixos, que devem cumprir uma gestão de seis meses com atribuições planejadas previamente, é necessário aguardar a abertura de Processo Seletivo, que leva em conta currículo (somente para alunos de arquitetura e engenharias), dinâmica de grupo e entrevista. O PS é lançado nas redes sociais do Engenheiros Sem Fronteiras.

• Membros colaboradores: para quem tem interesse em participar e não é estudante das áreas, basta ficar atento às redes sociais do Projeto. Ao existir alguma demanda, um formulário de inscrição é disponibilizado nas redes do Projeto. Qualquer pessoa pode participar desse modelo. 

📱 Redes sociais: Site | Facebook | Instagram 

 


 Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Engenheiros Sem Fronteiras é uma ótima forma de aplicar a teoria dos cursos de arquitetura e engenharia em prol do bem comum. 
 

11) Projeto Vivart


🔊 Sobre: O Projeto Vivart é uma Consultoria Social que trabalha lado a lado com líderes locais de comunidades para implementar projetos de impacto nos bairros atendidos. O Escritório é especializado em gerenciamento de projetos sociais e atende além de ONGs, empresas interessadas em criar ou melhorar o setor de responsabilidade social com atuação focada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU 3 (saúde e bem estar); 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho digno e crescimento econômico). 


👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: não há atividades fixas, elas se desenvolvem via demanda. Quando há ações sociais à vista, um link de cadastro é liberado. É preciso ficar atento (a) às redes sociais da iniciativa para não perder a vaga. 


📝 Como se inscrever: há um cadastro fixo no site, no qual o voluntário tem a opção de colocar competências específicas para ajudar ao longo do ano.


📱 Redes sociais: Site | Facebook | Instagram | Youtube

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Projeto Vivart atua como uma consultoria para iniciativas voluntárias.

 

12) Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (SJPA)


🔊 Sobre: A Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (SJPA) é uma organização não governamental (ONG), existe desde 1986 , e abriga mais de de 270 animais, entre gatos e cães. O instituto realiza resgate de urgências que refletem em grandes gastos com cirurgias, medicamentos, castração, vacina, além de atender a população carente com o projeto MIAU, que visa a castração e vacinação. A SPJA ainda organiza feiras de adoção.

👉 Qual é o trabalho voluntário / quando precisa: Precisa de pessoas dispostas a cuidar dos animais e fazer a limpeza do espaço onde eles ficam.


📝 Como se inscrever: no telefone (32) 99965-6240.


📱 Redes sociais: Site | Facebook 

 


Trabalho voluntário em Juiz de Fora: Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente abriga cães e gatos! Foto: Divulgação

 

As opções de trabalho voluntário em Juiz de Fora acima foram indicadas por nossos usuários ou por membros da equipe, caso você saiba ou participe de algum outro, basta entrar em contato conosco no e-mail redacao@zinecultural.com!

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 😃 

 

🔊 Você também pode gostar: 
CAMISETAS MUDAM O MUNDO!
PROJETO FADAS MADRINHAS

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade